Conheça os tipos de fio de cabelo e suas estruturas

Conheça os tipos de fio de cabelo e suas estruturas

1A, 2C, 3B, 4A… se você é amante do universo da beleza e é super dedicada à saúde dos seus cabelos, muito provavelmente você já viu essas siglas em algum momento da sua vida. Mesmo que essas abreviações possam parecer estranhas, são elas as grandes responsáveis por identificar cada tipo de cabelo.

Cada uma dessas siglas representa uma categoria e uma subcategoria do universo capilar. Uma vez descoberto o seu tipo de cabelo, torna-se muito mais simples acertar nos tratamentos da sua agenda de cuidados.

Afinal, com o avanço da tecnologia no mercado da beleza, hoje, as marcas oferecem cosméticos específicos para cada necessidade do fio, reforçando a compreensão do tema.

Pensando em ajudar vocês, beauty lovers, a conhecer os tipos de fio e suas estruturas, separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre as características dos tipos de fio de cabelo e as necessidades apresentadas por cada uma delas. Confira!

Primeiramente, conheça as categorias e subcategorias que compõem a tabela dos Tipos de Fio de cabelo!

Antes de entender quais são os tipos de cabelo, é necessário entender como funciona a tabela capilar. De modo geral, os fios se dividem em dois grupos: categorias principais e subcategorias.

Enquanto as categorias são representadas por um número entre 1 e 4, as subcategorias são simbolizadas por uma letra entre A e C. Ficou confuso? Deixa que a gente te explica melhor!

As categorias nada mais são do que as nomenclaturas que já estamos acostumados. Cabelos lisos fazem parte da categoria Tipo 1, cabelos ondulados da categoria Tipo 2, cacheados da Tipo 3 e crespos da Tipo 4.

Já as subcategorias são as características secundárias de cada tipo de fio. Essas características estão ligadas ao grau de porosidade e curvatura do cabelo, ou seja, o quão curvado e poroso ele pode ser.

Características do fio Tipo 1 (lisos)!

Começando pela categoria Tipo 1 (cabelos lisos), os fios podem ser divididos em 1A, 1B e 1C.

A sigla 1A representa o marco zero do universo capilar. Um cabelo com características 1A é um cabelo liso, fino e sem nenhuma curvatura. Já o fio 1B simboliza um liso um pouquinho mais volumoso e fácil de modelar. Por fim, o 1C, configura um liso grosso, volumoso e difícil de modelar.

Como cuidar dos fios lisos?

Os cabelos lisos são naturalmente mais finos e tendem a apresentar tendência à oleosidade, já que o sebo produzido pelo couro cabeludo é capaz de percorrer todo o comprimento dos fios.

Para equilibrá-los, é ideal que as lavagens sejam feitas diariamente e sempre apostar em leave-ins finalizadores, que são responsáveis por atenuar o frizz e evitar a formação de nós.

A Prohall Cosmetic conta com alguns leave-ins em seu catálogo de Finalização Capilar. Um dos mais indicados para fios lisos é a Absolut One, que auxilia na reparação das áreas danificadas e promove o alinhamento dos fios, garantindo mais brilho, maciez e movimento às madeixas.

Características do fio Tipo 2 (ondulados)!

A categoria Tipo 2 é formada pelos fios ondulados. Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico acima, essa categoria é subdividida em 2A, 2B e 2C.

O fio 2A tem uma leve curvatura em sua estrutura e se assemelha bastante a letra “S”. Na sequência temos o 2B, um tipo de fio que forma um “S” perfeito e tem uma pequena tendência a sofrer com o frizz. E, por último, o 2C, um ondulado grosso que remete a um cacho.

Qual é a melhor forma de tratar o cabelo ondulado?

Devido ao seu formato semelhante a letra “S”, os cabelos ondulados representam os camaleões do universo capilar. O fio é considerado um “meio termo” entre os cabelos lisos e cacheados, podendo assumir ambas as formas de acordo com a finalização.

Aqui, é interessante investir em finalizadores e ativadores que beneficiam a sua estrutura. A Prohall conta com o Absolut Oil e com o Spray Modelador e Ativador Twist Cachos em seu catálogo de produtos.

Enquanto o Absolut Oil é responsável por proteger as madeixas e conferir um visual mais alinhado aos fios de cabelo, o Spray Twist Cachos, como o próprio nome já sugere, é capaz de proporcionar definição e garantir um semblante saudável à estrutura capilar.

Características do fio Tipo 3 (cacheados)!

Divididos em 3A, 3B e 3C, os tipos de fio de cabelo da categoria Tipo 3 são representados pelos famosos cabelos cacheados.

O nível de curvatura muda bastante na categoria Tipo 3, que é retratada por fios cacheados. O 3A simboliza um cacho mais soltinho e redondo, o 3B um cacho estreito e bem definido em seu comprimento e o 3C um cacho fechado e definido desde a raiz.

Como cuidar de um cabelo cacheado?

Justamente por sua curvatura acentuada, os fios cacheados costumam ser um pouquinho mais ressecados, uma vez que o sebo produzido pelo couro cabeludo não consegue percorrer toda a sua extensão, diferente dos fios lisos, por exemplo.

Para acertar em sua rotina de cuidados, são indicadas máscaras, leave-ins e óleos direcionados à hidratação e à nutrição da fibra capilar. Nesse caso, podemos indicar a linha Twist Cachos, da Prohall, que é enriquecida com tudo o que o fio cacheado precisa para se manter saudável.

Características do fio Tipo 4 (crespos)!

Por fim, temos os fios de Tipo 4, que são popularmente conhecidos como crespos. Assim como nas outras subcategorias, os cabelos crespos são divididos em 4A, 4B e 4C.

O 4A é um cacho pequeno, pouco definido e muito semelhante a uma mola. Já o 4B é um cacho fechado, ainda menos definido que o 4A e que tende a formar um “Z”. E, por último, o 4C é o outro extremo do universo capilar, formando um fio bastante fechado e que se assemelha perfeitamente à letra “Z”.

Dicas para cuidar de cabelos crespos

Os cabelos crespos são ainda mais ressecados do que os cabelos cacheados e, justamente devido a essa condição, eles representam os fios de cabelo mais frágeis do universo capilar. Afinal, o ressecamento leva ao enfraquecimento, que pode levar à quebra.

A melhor forma de tratar os fios crespos é apostando em hidratações semanais e alternando as lavagens, que devem ocorrer dia sim, dia não. Além disso, também é interessante investir em finalizadores e aplicá-los tanto após o banho, quanto ao longo do dia.

Aqui, a linha Twist Cachos continua sendo uma boa pedida! Porém, para os tratamentos direcionados à hidratação, a Prohall indica a linha Biomask, que é formada somente com produtos voltados à essa etapa do cronograma capilar.

Ficou curiosa para conhecer nossos produtos e saber mais dicas sobre o universo capilar e os tipos de fio de cabelo? Acesse nosso site e confira o que preparamos para você!

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário cadastrado

Nós utilizamos cookies em nosso site para guardar estatísticas anônimas de visitas e melhorar sua experiência de navegação. Para mais detalhes, leia nossa Política de Privacidade.