Durante as temporadas em que o clima está mais seco, os cuidados com a saúde do organismo devem ser redobrados.
A queda da umidade do ar favorece o surgimento de alergias e doenças respiratórias e incentiva o ressecamento dos principais tecidos do nosso corpo.
Quando falamos de cabelo, esse cenário não muda. O ar seco é capaz de roubar água e nutrientes essenciais à estabilidade da fibra capilar, desgastando as cutículas e deixando as madeixas mais propensas ao frizz, as pontas duplas, à porosidade e ao enfraquecimento.
Pensando em suavizar os danos causados por esses fatores externos, separamos nesse post quais são os cuidados que os cabelos devem ter no clima seco e o que deve ser evitado durante esse período em que a umidade está mais baixa.
Por isso, se você deseja preservar o bem-estar das madeixas ao longo desse cenário, abra seu bloco de notas e se liga nas dicas que preparamos a seguir!
Invista em bons tratamentos de hidratação e nutrição!
Os tratamentos de hidratação e nutrição desempenham um papel fundamental durante as temporadas de tempo seco.
Além de neutralizar os sinais de ressecamento – como o frizz e as pontas duplas -, esses cuidados também preservam a estabilidade dos fios, conferindo um semblante saudável e bem cuidado.
Aqui, a dica é aplicar máscaras de hidratação e nutrição semanalmente e utilizar os óleos vegetais como potencializadores do tratamento.
Assim, é possível devolver aquilo que foi perdido pelo fio e evitar que a fibra capilar perca nutrientes de forma desnecessária.
Opte por fórmulas mais suaves, especialmente na lavagem!
A higienização dos cabelos é outro ponto que merece uma atenção especial durante o clima seco.
Além de evitar os enxágues com água quente e lavar as madeixas com água fria ou morna, também é indicado optar por shampoos mais suaves, livres de petrolatos, parabenos e silicones.
Aqui, a dica é dar preferência aos shampoos naturais, ricos em hortelã, alecrim e outros extratos vegetais, que garantem a assepsia do perímetro capilar sem interferir no manto hidrolipídico dos cabelos.
Evite o uso de prendedores e xuxinhas!
Justamente por assumir um aspecto ressecado, o cabelo tende a ficar mais propenso à quebra durante o clima seco. Por isso, todo cuidado é pouco para evitar que essa condição evolua.
O uso de prendedores, xuxinhas e elásticos pode agravar os quadros de quebra. Justamente por puxar e apertar os fios, esses acessórios podem acabar arrebentando a estrutura capilar no momento de desfazer o penteado.
A orientação é evitar o uso de prendedores à base de metal e sempre optar por acessórios revestidos com tecido, que amenizam os quadros de enfraquecimento e quebra.
Muito cuidado ao pentear os fios!
A forma como você penteia o cabelo pode desencadear os quadros de frizz excessivo – que tendem a ser mais comuns ao longo das temporadas em que o tempo está seco.
Para evitar que os fios assumam esse aspecto arrepiado, o segredo é evitar o uso de pentes e escovas e pentear os cabelos com os dedos logo após o banho, enquanto eles ainda estão molhados.
Dessa forma, é possível diminuir o atrito no cabelo enquanto a sua estrutura estiver seca, evitando o aparecimento do frizz e até mesmo reduzindo os quadros de quebra capilar.
Drible os danos causados pelo clima seco com a ajuda da Prohall Cosmetic!
Se a sua cidade está passando por uma temporada de clima seco ou se o lugar onde você mora é naturalmente sem umidade, então os produtos da Prohall Cosmetic são perfeitos para a sua rotina de beleza!
Em nosso catálogo, temos linhas completas voltadas à hidratação e nutrição, bem como produtos de finalização que potencializam o aspecto saudável das madeixas.
Acesse nosso site e confira tudo o que oferecemos para a sua agenda de tratamentos!
Nenhum comentário cadastrado